sábado, 5 de março de 2016

PROJETO - ELETIVA



NOVO TEMPO...

(PEI)





PRIMEIRA AULA DE ELETIVA:


DIA DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
ESTUDO SOBRE A DENGUE,ZIKA E CHIKUNGUNYA
PRODUÇÃO DE PANFLETOS ORIENTANDO A COMUNIDADE

                                                                                                                  


SEGUNDA AULA DE ELETIVA:

TEMA : BULLYING /CYBERBULLYING E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
RODA DE CONVERSA NA SALA DE LEITURA
PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O TEMA(HQ)






PROJETO: BAGUNÇANDO A LITERATURA



                                                                          teatro-mascaras  

                  POESIA

INTERPRETAÇÃO            LEITURA          LITERATURA

MÚSICA                EXPRESSÃO CORPORAL                                              ARTE                            DRAMATIZAÇÃO  Cecília-Meireles                                                                      


 EE PROF. JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA (PEI)


Nome do professor: Elisa Regina e Fátima Fardelone

DISCIPLINAS: PORTUGUÊS E GEOGRAFIA


JUSTIFICATIVA:

Vivemos numa cultura predominantemente visual, num mundo permeado por diferentes objetos; impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora e interpretativa.

A todo instante nos deparamos com a linguagem: em jornais,músicas, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo exposto que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes intérpretes de um novo mundo.

A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com as diferentes maneiras de interpretar o mundo. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter com livros em sua diversidade e riqueza de quantidade de informações, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos; isso vai além. Passar a gostar e a interpretar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que permeiam os encontros com a arte e, também, com as situações em que ocorrem.

Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, a proposta é desenvolver o Projeto “Bagunçando a Literatura”, trabalhando não apenas “Literatura”como uma tarefa escolar, e sim como  mais uma riqueza cotidiana que leva nosso aluno à reflexão e interpretação do seu próprio mundo a fim de proporcionar-lhe um cotidiano  prazeroso inserindo música,dramatização libertando a arte da expressão corporal e emocional que existe dentro de si.


 Objetivo: 

 Estimular nos alunos a busca de libertação cultural permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos protagonistas de sua própria ação, liberando e respeitando suas emoções através da Literatura.

Objetivos Específicos:

• Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura e interpretação;
• Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
• Fazer parte de situações sociais de leitura, como as debates e interpretação sobre poemas lidos e a indicação dos apreciados;
• Buscar informações, selecionar estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
• Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias e músicas de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
• Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor a norma culta, conhecendo a diversidade cultural através da Geografia e assim respeitar a pluralidade cultural;


Habilidades:

     • Identificar as características de gêneros que privilegiam a interpretação pessoal e                 expressão corporal;
     • Ler individualmente e em grupo, identificando recursos linguísticos e estilísticos,                  propiciando e incentivando o dom da oratória;
     • Reconhecer a música como uma fonte essencial para a sensibilização dos seres                  humanos;
      • Produzir e apresentar diferentes gêneros que transitam em meio à Literatura;
  •   Aflorar os sentimentos e emoções por eles reprimidos por diversos motivos, seja na declamação de poesias, na releitura ou na exposição dos trabalhos à comunidade;
  •   Desenvolver a expressão oral, dicção, postura, domínio da língua, utilizando recursos expressivos de diferentes valores sociais, morais e religiosos presentes em determinado contexto social;
  •  Compreensão de textos de estruturas simples e complexas, tanto em prosa como em poesia para transmitir conceitos tanto na linguagem literária como na linguagem artística;
  •  Permitir que os conceitos assimilados contribuam de forma efetiva para valorizar os trabalhos realizados na escola, havendo assim uma contribuição de forma efetiva para a vida do educando;
  •  Levar o aluno a acreditar que o conhecimento de outras culturas e novos espaços promoverá ações para o protagonismo juvenil,tornando-o transformador da sua realidade;
  •   Interagir aluno-professor-unidade escolar-comunidade e sociedade;


ELETIVA - APRESENTAÇÃO DO PROJETO




           

ESCOLHA DE POEMAS


DINÂMICA DE CORRESPONSABILIDADE
FORMANDO GRUPOS...






GÊNIOS CRIANDO...





INTERPRETAÇÃO ILUSTRATIVA 

INTERAÇÃO DO GRUPO



A MAGIA DA DECLAMAÇÃO DE POEMA...

                              A FLOR DO MARACUJÁ - POR ROLANDO BOLDRIN




Nenhum comentário:

Postar um comentário