NOVO TEMPO...
(PEI)
PRIMEIRA AULA DE ELETIVA:
DIA DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
ESTUDO SOBRE A DENGUE,ZIKA E CHIKUNGUNYA
PRODUÇÃO DE PANFLETOS ORIENTANDO A COMUNIDADE
SEGUNDA AULA DE ELETIVA:
TEMA : BULLYING /CYBERBULLYING E VIOLÊNCIA NA ESCOLARODA DE CONVERSA NA SALA DE LEITURA
PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O TEMA(HQ)
PROJETO: BAGUNÇANDO A LITERATURA
POESIA
INTERPRETAÇÃO LEITURA LITERATURA
MÚSICA EXPRESSÃO CORPORAL ARTE DRAMATIZAÇÃO
EE PROF. JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA
(PEI)
Nome do professor: Elisa Regina e Fátima Fardelone
DISCIPLINAS: PORTUGUÊS E GEOGRAFIA
JUSTIFICATIVA:
Vivemos numa cultura predominantemente
visual, num mundo permeado por diferentes objetos; impressos ou virtuais, que exercem
sobre nós uma constante interação através da ação leitora e interpretativa.
A todo instante nos deparamos com a
linguagem: em jornais,músicas, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas
de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo exposto que se põe
diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes
e, agora, navegantes intérpretes de um novo mundo.
A escola é um ambiente privilegiado por
garantir muito contato com as diferentes maneiras de interpretar o mundo.
Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de
acesso que se venha a ter com livros em sua diversidade e riqueza de quantidade
de informações, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da
interpretação de textos; isso vai além. Passar a gostar e a interpretar a
leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que permeiam os
encontros com a arte e, também, com as situações em que ocorrem.
Com o propósito de formar alunos
capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e
oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, a proposta é
desenvolver o Projeto “Bagunçando a Literatura”, trabalhando não apenas
“Literatura”como uma tarefa escolar, e sim como
mais uma riqueza cotidiana que leva nosso aluno à reflexão e
interpretação do seu próprio mundo a fim de proporcionar-lhe um cotidiano prazeroso inserindo música,dramatização
libertando a arte da expressão corporal e emocional que existe dentro de si.
Objetivo:
Estimular nos alunos a busca de
libertação cultural permanente para estarem continuamente atualizados frente
aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se
tornarem sujeitos protagonistas de sua própria ação, liberando e respeitando
suas emoções através da Literatura.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver estratégias e
procedimentos de leitura e interpretação;
• Propor situações didáticas que
garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em
função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
• Fazer parte de situações sociais de
leitura, como as debates e interpretação sobre poemas lidos e a indicação dos
apreciados;
• Buscar informações, selecionar
estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
• Oportunizar aos estudantes o acervo
de inúmeras obras literárias e músicas de variados autores, buscando
sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
• Incentivar o estudante a compreender
e utilizar melhor a norma culta, conhecendo a diversidade cultural através da
Geografia e assim respeitar a pluralidade cultural;
Habilidades:
• Identificar as características de gêneros que privilegiam a
interpretação pessoal e expressão corporal;
• Ler individualmente e em grupo, identificando recursos linguísticos e
estilísticos, propiciando e incentivando o dom da oratória;
• Reconhecer a música como uma fonte essencial para a sensibilização dos
seres humanos;
• Produzir e apresentar diferentes gêneros que transitam em meio à
Literatura;
- Aflorar os sentimentos e emoções por eles reprimidos por diversos motivos, seja na declamação de poesias, na releitura ou na exposição dos trabalhos à comunidade;
- Desenvolver a expressão oral, dicção, postura, domínio da língua, utilizando recursos expressivos de diferentes valores sociais, morais e religiosos presentes em determinado contexto social;
- Compreensão de textos de estruturas simples e complexas, tanto em prosa como em poesia para transmitir conceitos tanto na linguagem literária como na linguagem artística;
- Permitir que os conceitos assimilados contribuam de forma efetiva para valorizar os trabalhos realizados na escola, havendo assim uma contribuição de forma efetiva para a vida do educando;
- Levar o aluno a acreditar que o conhecimento de outras culturas e novos espaços promoverá ações para o protagonismo juvenil,tornando-o transformador da sua realidade;
- Interagir aluno-professor-unidade escolar-comunidade e sociedade;
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